Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

João Távora

Alerta! Chegou a estória do Sr. Brown em filme

Nunca li o livro do Sr. Brown, não só por opção política, mas principalmente porque tenho muitos livros ainda para ler... e cada vez menos anos de vida. Conhecendo as bases do romance, e do género “superprodução - acção americana”, compreendo o êxito comercial. É assim, com muito lixo de consumo, que circula nas livrarias, galerias, discotecas e salas de cinema. Que o pessoal consome, por puro entretenimento, ou, o que é mais grave, julgando preencher o seu enorme vazio cultural.
Julgo, sinceramente, que a obra apenas cumpre os desígnios comerciais da sua editora e do autor. Não quero acreditar numa "conspiração" para denegrir a Igreja Católica. Deve ser veleidade pura. E o Sr. Brown está rico. Que lhe faça bom proveito. Mas o que ponho em causa é a mediatização global de que a obra tem sido objecto. Gigantesca. Acontece o mesmo com a estreia da sua versão cinematográfica. Apesar da crítica considerar a peça medíocre, o assunto é manchete em todo o mundo. Grotesco!
A mim, parece-me um exagero a atenção dada por parte dos "media" a esta notícia hoje. Competiria mano-a-mano com um furo do tipo "descoberta de uma nova e terrível peste”! Sinais dos tempos.

10 comentários

Comentar post