Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

João Távora

27.Jun.21

O V Marquês de Abrantes, ou o "Marquês Velho"

João Távora
(em actualização) Inicialmente, pensei em escrever esta crónica sobre o V e o VI Marquês de Abrantes em simultâneo porque o que nos chega das suas vidas mostram-nas bastante embrulhadas, entre as invasões dos franceses e as lutas contra os liberais, ou seja, ambos com excepcional protagonismo na viragem das mais trágicas páginas da História de Portugal. Refiro-me a D. Pedro de Lancastre, VII Conde de Vila Nova de Portimão e V Marquês de Abrantes – título e mercês que (...)
17.Jun.21

São as histórias que nos salvam

João Távora
Vem-nos da infância o irresistível fascínio por histórias. Uma história que nos resgate do vazio, dos medos e angustias, da fria solidão que se esconde na camada mais interior de nós mesmos. Talvez por isso, naquele sombrio lusco-fusco de alma que era a hora de adormecer, da criança largar as amarras ao dia agitado pelos espantos, afectos e sensações novas, antes do mergulho no escuro, na ausência, fosse tão precioso consolo ouvir uma boa história contada pelo pai ou pela (...)
13.Jun.21

Primeira Comunhão

João Távora
Descubro-me nesta fotografia – partilhada pelo meu amigo Manuel Castro Fernandes - tirada há exactamente 53 anos quando o Colégio “Nosso Jardim” não hesitou organizar no dia de Santo António a Primeira Comunhão dos seus meninos – na altura ninguém fazia pontes, ou as prioridades eram levadas a sério; era possível mobilizar um colégio inteiro para este propósito num feriado. Sou o segundo da fila da esquerda com uma pala no olho, que era uma terapia na moda contra o (...)
09.Jun.21

A maçã de Adão

João Távora
Talvez a festa dos 50 anos do Adão e Silva inclua uma cimeira de chefes de Estado, uma ópera, um festival de cinema, outro de teatro, um pavilhão novo no Parque das Nações e uma ida à Lua - eventos é connosco. Talvez assim justifique o orçamento - afinal temos de gastar a massa da bazuca, não é? Agora a falar a sério: acho um enorme disparate um festejo demasiado ostensivo do regime pelos seus autoproclamados donos. Cada vez é mais evidente a fractura social entre os que pagam (...)
24.Mai.21

Inoculado

João Távora
Já cá mora a primeira dose da vacina. Uma máquina de vacinar está montada aqui no pavilhão de S. Domingos de Rana - antes assim. Éramos centenas avançando disciplinadamente em várias filas, da mesma faixa etária, com paragens em diferentes salas, sempre com publicidade estática de grandes dimensões à Câmara Municipal de Cascais, até acabar na sala de recobro com 100 cadeiras viradas para um ecrã onde o Carlos Carreiras paternal nos discursa coisas ininteligíveis intercalado (...)
14.Mai.21

A mais merecida das homenagens

João Távora
"Sporting Clube de Portugal é o título duma associação composta de indivíduos de ambos os sexos, de boa sociedade e conduta irrepreensível." Artigo 1 (dos primeiros estatutos do Sporting em 1907)   Aqui chegados, é importante não esquecermos o caminho que aqui nos trouxe, e homenagear os resistentes que tornaram esta incomensurável alegria possível, resgatada a ferros de tempos sombrios e difíceis. De volta às grandes vitórias que fizeram do Sporting Clube de Portugal (...)