Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

João Távora

18.Abr.20

Estado de sítio (21)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 19.685 casos, 687 vítimas mortais Tenho estado atento aos artigos e programas de opinião dos nossos mais conhecidos jornalistas e comentadores dos principais OCS, e quase não vislumbro indignação ou simples oposição, mesmo dos supostamente mais independentes, a respeito do agendamento da comemoração do 25 de Abril em período de quarentena. Longe de mim suspeitar que essa unanimidade tenha a ver com a promessa de compra de 15 milhões em (...)
16.Abr.20

Estado de sítio (20)

Não foi para isto que se fez o 25 de Abril

João Távora
Então, por causa das medidas de confinamento, os católicos não puderam celebrar a Páscoa em comunidade e a república não prescinde da sua missa anual do 25 de Abril? Ficámos ontem a saber que a celebração contará com 300 pessoas entre deputados, convidados, funcionários e jornalistas. Trata-se dum péssimo exemplo para a população e uma refinada falta de sentido de estado do parlamento. Tomara que se contagiem todos uns aos outros com... sarna. Entretanto decorre por aí um (...)
14.Abr.20

Estado de sítio (19)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 17.448 casos, 567 vítimas mortais Depois de Sábado à noite termos assistido em família à comovente Vigília Pascal na Basílica de São Pedro no Vaticano (por estes dias a minha paróquia), no Domingo de Páscoa celebrámos a ressurreição do Senhor com um almoço de festa a valer. Todos os confinados vestidos a rigor, toalha de linho, loiça bonita, ementa criteriosa. Por escolha democrática o prato principal foi um divino bacalhau espiritual (...)
10.Abr.20

Estado de sítio (18)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 15.472 casos, 435 vítimas mortais Cá por casa a vida segue as suas rotinas, um pouco claustrofóbicas convenhamos. Esta manhã fui fazer a minha corrida higiénica com o meu filhote pequeno (tem treze anos e algum buço), que a custo consegui arrancar da sua cama modorrenta. Talvez porque estivesse uma manhã radiosa, mas também porque as pessoas têm de encontrar equilíbrios para suportar o confinamento, cruzámo-nos com bastantes pessoas e famílias (...)
07.Abr.20

Estado de sítio (17)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 12.422 casos, 345 vítimas mortais No Domingo de Ramos, depois de assistirmos à missa dominical celebrada pelo Cardeal Patriarca na Sé e transmitida pela televisão, o almoço foi encomendado do restaurante aqui debaixo e tirámos uma “selfie” de família para memória futura. Na segunda-feira a minha enteada retomou o seu trabalho em Lisboa no restauro duns azulejos numa obra da baixa, facto que prenuncia uma nova fase das nossas vidas que eu (...)
05.Abr.20

Ciência vs religião

João Távora
Quando houver máscaras disponíveis no mercado passam a ser aconselhadas pela DGS, que já nos tinha avisado que o coronavírus não chegava cá, que depois nos avisou do perigo da "ilusão de segurança" dos testes ao COVID 19 e das máscaras. Obviamente a coisa não era ciência, tratava-se de política. Reparem que não estou a criticar, mas pensem bem quando me quiserem calar com o argumento da "ciência". Fiquem-se com a vossa fé, que eu sinto-me mais confortado a rezar, e hoje (...)
04.Abr.20

Estado de sítio (16)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 10.524 casos, 266 vítimas mortais As coisas estão a correr melhor do que seria de esperar, a rampa ascendente de internados e de óbitos (que é o que me interessa) parece estar a abrandar com consistência, as medidas de confinamento em Portugal parecem estar a resultar de uma forma que nem os mais optimistas se atreveriam a supor. Julgo que contribuem para isso principalmente dois factores específicos da realidade cultural portuguesa, que sendo eles (...)
02.Abr.20

Estado de sítio (15)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 9.034 casos, 209 vítimas mortais Fiquei muito impressionado ontem à noite quando num zapping entre os noticiários, depois duma notícia com Jair Bolsonaro (devidamente depreciado pela jornalista) nos seus modos grosseiros a relativizar os efeitos do coronavírus na saúde das pessoas, me deparo com uma outra vinda da India, onde também foi decretado o estado de emergência e o confinamento. A reportagem documentava a brutalidade da polícia armada de (...)
31.Mar.20

Estado de sítio (14)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 7.443 casos, 160 vítimas mortais À terceira semana de confinamento, fica comprovado que ensinar é uma especialização importante, e que se compreende que um pai esteja dispensado de ser professor dos seus filhos. É um enorme desafio assumir os dois papéis, mais ainda quando a idade da criança se aproxima perigosamente da adolescência, obcecada por comida, youtubers e jogos electrónicos. Custa-me desperdiçar estes últimos tempos de alguma (...)
29.Mar.20

Estado de sítio (13)

João Távora
Coronavírus hoje em Portugal – 5.962 casos, 119 vítimas mortais O mais difícil destas rotinas informes é a falta dos rituais inerentes a cada um dos dias, coisa que transforma a semana num amálgama de tempo indistinto, para além do dia e da noite.  As idas ao escritório durante a semana, os dias de ginásio, os jantares com os amigos ou idas ao futebol, as reuniões profissionais ou políticas, as datas festivas e celebrações religiosas conferem uma plasticidade ao (...)