Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

João Távora

23.Jul.19

Rabos de saia

João Távora
Feministas de todo o mundo, tende cuidado com o que desejam, a liquidificação do “género” igualitário pode mesmo realizar-se. Afinal os homens a usar saia e perfumes doces, peritos na roupa da moda, a arranjar as unhas, corpo deplilado e muito amiguinhos das mulheres é uma "construção cultural" que ameaça fazer caminho, na (...)
19.Jul.19

Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade

João Távora
Quando há cinquenta anos Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram a Lua eu tinha sete anos e estava em Milfontes de férias. Nessa noite morna de Verão, como grande parte dos habitantes da vila, desci com os meus pais ao Café Miramar na Barbacã, para assistir na televisão ao acontecimento em directo. Não mais me esquecerei da emoção vivida, aquelas imagens difusas e misteriosas, as palmas, as interjeições e efusivos comentários dos adultos. A partir daquela data seguíamos todas (...)
16.Jul.19

As contas fazem-se no fim

João Távora
Parece-me que já vi este filme algumas vezes. Com o prenúncio de um resultado histórico das esquerdas, que arriscam em Outubro alcançar 2/3 dos lugares no parlamento pela primeira vez desde o 25 de Abril, a direita a dois meses da campanha eleitoral entretém-se furiosamente à caça da própria cauda. São indisfarçáveis as contagens de espingardas, os julgamentos e distribuição de culpas que escapam entre dentes dos barões, sargentos e soldados que gravitam neste espectro (...)
11.Jul.19

Liberdade de imprensa

João Távora
"A redacção de O Liberal (Partido Progressista), tendo sido insultada pelo sr dr. Eduardo Souza, director do Diário da Tarde (Partido Regenerador), entendeu dever desforçar-se. Havia quatro campos à escolha: - o tribunal judicial; - o tribunal d' honra; - o duello ; - o desaggravo pessoal. O tribunal judicial foi logo posto de parte - era ridículo. O tribunal d' honra era impossível com o sr dr Eduardo de Souza que é um desqualificado. O duello, pelos mesmos motivos, egualmente (...)
08.Jul.19

É isto

João Távora
"Fatuidade inútil seria alardear apelidos heróicos se em cada geração novos merecimentos os não ilustrassem." Luís de Almeida Braga
05.Jul.19

Cinco do sete

João Távora
Ou de como há 40 anos uma inclita geração de políticos atreveu-se a ameaçar a "estabilidade" revolucionária portuguesa com uma longa e tenebrosa noite fachista, interrompida abruptamente com a tragédia de Camarate.  Na Fotografia: Em cima: Henrique Barrilaro Ruas, António Cardoso Moniz, Vasco Pulido Valente, Carlos Macedo, Leonardo Ribeiro de Almeida, Adelino Amaro da Costa. Em baixo: Gonçalo Ribero Telles, Francisco Sá Carneiro e Diogo Freitas do Amaral.
26.Jun.19

Algumas notas sobre a temática da comunicação e as eleições legislativas de 6 de Outubro

João Távora
Dentro de três meses vamos ter eleições legislativas e por isso são já muitos os militantes partidários nervosos com a hipótese duma redentora estratégia de comunicação. Desse modo, não se coíbem de dar sentenças, quase nunca sobre as propostas e ideias, mas quase sempre sobre os meios por eles considerados aconselháveis para chamar a atenção do povo para a bondade da sua sigla e do seu líder. Se aceitamos como verdadeiro o adágio popular “de médico e de louco todos (...)
22.Jun.19

Um sentido para a vida

João Távora
Era uma vez uma pessoa que, para não se maçar muito, passava a vida a matar o tempo embrenhada em toda a sorte de jogos e paciências. Foi já no fim da vida, não sem um leve sentimento de frustração, que percebeu que fora bem sucedido: já lhe faltava pouco tempo para matar.
18.Jun.19

Festa da família cristã

João Távora
No passado Domingo na Quinta das Conchas ao Lumiar decorreu durante o dia a "Festa da Família", uma jornada com actividades diversas organizada pelo Patriarcado de Lisboa que contou com a participação de vários movimentos católicos e culminou numa missa campal presidida pelo Cardeal Patriarca que reuniu centenas famílias e onde se abençoou cerca de 200 casais que celebravam este ano 10, 25, 50 e 60 anos de casamento. Estranha é a invisibilidade mediática deste acontecimento, pela (...)