Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

João Távora

Prognósticos só depois do jogo

Sporting.jpg

Amanhã à noite Alvalade estará em euforia para aquele que julgo ser o mais importante dérbi dos últimos anos. À tradicional rivalidade entre os dois clubes vizinhos, junta-se a luta pelo título de campeão, cujas oportunidades de disputa se encontra cada vez mais limitada: a seis jornadas do fim, Sporting e Benfica, nesta ordem, ocupam os dois primeiros lugares do campeonato com a diferença de um ponto, destacados do terceiro. Este jogo acontece quatro dias depois de um outro dérbi, esse para a Taça de Portugal, em que o Benfica, apesar de ter feito a melhor exibição da época, com um empate a duas bolas se viu arredado da final da Taça de Portugal, a disputar no Jamor no final de Maio - lá estarei, se Deus quiser. Nesse jogo, o clube de Carnide, confirmou a tradição que reclamam os especialistas, de que a equipa em pior forma nestes embates, normalmente se supera. Foi o que aconteceu há dias, apesar disso não ter chegado para levar de vencida a equipa leonina na eliminatória.

Aqui chegados, o que interessa verdadeiramente é o confronto que se repetirá amanhã à noite num estádio de Alvalade lotado, onde o verde e branco será imperial e as emoções estarão ao rubro.

Confesso-vos que tenho más memórias de dérbis decisivos em Alvalade, tenho ideia que normalmente não correm bem aos leões. Assim de repente, lembro-me de dois exemplos que testemunhei ao vivo: na época 1999/2000, quando na penúltima jornada o Sporting se podia sagrar campeão, perto do final do jogo o Benfica, por intermédio de Sabry, marcou um golo, que enregelou o antigo estádio de Alvalade, já encharcado por horas seguidas de uma chuva persistente. A festa foi adiada uma semana: a equipa de Augusto Inácio sagrou-se campeã na jornada seguinte e os festejos há dezoito anos esperados foram absolutamente memoráveis. Mais desagradável foi uns anos depois, quando a equipa leonina, dirigida por José Peseiro em 2004/2005, também na penúltima jornada, perde por um maldito golo de Luisão (sempre me pareceu em falta sobre o guarda-redes Ricardo na pequena área) a sete minutos do fim, derrota que custou o título aos leões.

O que é um facto por estes dias é que o Sporting é quem de longe está a jogar o melhor futebol em Portugal, ao fim de 28 jornadas conta como vitórias todos os desafios jogados em Alvalade, que tem à frente do ataque um Panzer chamado Gyökeres, e que, na verdade, last but not least, afinal este jogo não será assim tão decisivo. Acontece que depois do apito final estarão ainda 18 pontos em disputa para o Sporting que tem um jogo em atraso, sem contar com o melhor treinador do campeonato, um senhor, chamado Rúben Amorim. Razões suficientes para amanhã ocupar o meu lugar no estádio com alguma confiança. De resto, sportinguistas e benfiquistas, eternos rivais, sabem bem da imprevisibilidade de um dérbi. Prognósticos só depois do jogo.

Haja coração!!!

Publicado originalmente aqui